Posso receber milhas por viagens já feitas?

Você participa de programas de fidelidade de milhas, viajou, mas se esqueceu de cadastrar seus pontos?

 

Cada companhia aérea tem sua forma de contabilizar as milhas de viagens já realizadas. O ideal é já cadastrar as milhas na hora do check in, mas como nem sempre isso é possível, fique atento aos prazos para cadastro após a viagem.

 

A primeira coisa a se fazer, é ler o contrato de adesão do programa de fidelidade. Mesmo sendo algo que fazemos de forma rápida, apenas batendo o olho no que está escrito, é lá que ficam as informações dos prazos e formas de realizar o cadastro das milhas.

 

Para facilitar esse processo, listamos abaixo o passo a passo de cada companhia aérea:

 

Latam

 

Caso você tenha feito uma viagem com a companhia aérea Latam e se esqueceu de cadastrar seus pontos, não precisa se preocupar em cadastrá-los. Seus pontos são acumulados automaticamente na conta do Multiplus, ou seja, você não precisa solicitar o resgate.

 

Mas, se você voou por uma companhia parceira, é preciso entrar em contato diretamente com o serviço de atendimento ao cliente da companhia aérea que efetuou seu voo e pedir o resgate.

 

Gol

 

Viagens feitas pela companhia Gol e que não tiveram suas milhas registrados, exigem que você, obrigatoriamente acesse o site da companhia aérea e faça o registro dos seus pontos em até seis meses.

 

Caso você tenha perdido o código do seu bilhete, basta acessar o seu e-mail e conferir através do e-mail enviado pela Gol na hora da compra da sua passagem.

 

Confira abaixo os passos para cadastros dos pontos:

 

  1. acesse o site do programa da companhia, o Smiles;

 

  1. clique na aba voos e selecionar a opção de solicitação de créditos de voos;

 

  1. selecione o programa, no caso só vale para o Smiles, e a companhia aérea que operou o seu voo;
  2. preencha o formulário com as seguintes informações: companhia aéreas; número da reserva; e data do voo;

 

  1. finalize o pedido, aguarde o prazo solicitado e confira se seus pontos foram creditados corretamente.

 

Avianca

 

O registros dos pontos para Avianca é parecido com o procedimento da Gol, tudo é feito online através do site da companhia. Porém, mais atenção, pois você tem apenas 15 dias para efetuar o cadastro dos seus pontos, após esse período, a Avianca não aceita mais o cadastro e você perde as suas milhas de viagens já realizadas.

 

Para cadastrar seus pontos, siga o passo a passo abaixo:

 

  1. acesse a área do programa de fidelidade Amigo no site da Avianca;

 

  1. faça o login utilizando seu CPF, número do programa Amigo ou e-mail e informe sua senha de acesso;

 

  1. no menu inicial, selecione a opção de solicitar pontos;

 

  1. preencha os dados do seu voo. Para adiantar, já tenha em mãos as informações obrigatórias:

 

companhia Aérea: selecione na lista;

número do voo: composto por no máximo 4 dígitos;

data do voo;

origem e destino: digite uma das opções (nome do aeroporto, código de três letras do aeroporto ou nome da cidade) para identificar os locais de origem e destino corretos do seu voo;

sobrenome conforme emitido no bilhete;

nome conforme emitido no bilhete;

número do bilhete: composto por 13 dígitos que está no seu cartão de embarque ou no comprovante da compra.

 

  1. Finalize a solicitação e aguarde.

 

Você pode conferir se a pontuação foi computada e aprovada no menu “Pontos Acumulados” diretamente no site da Avianca.

 

Azul

 

No caso de viagens realizadas pela companhia aérea Azul, você pode contabilizar os pontos esquecidos através do site da companhia.

 

Assim como no caso da Gol e da Avianca, o primeiro passo é acessar o site da Azul e entrar na parte exclusiva do programa fidelidade Tudo Azul. E então, siga as instruções abaixo:

 

  1. acesse sua conta do programa Tudo Azul a partir do seu login (CPF ou número de fidelidade) e senha;

 

  1. Clique na opção “Solicitar pontos da minha viagem”;

 

  1. Informar os seguintes dados:

 

código da reserva;

data do embarque;

número do voo; e

cidade de origem.

 

  1. Confirmar a solicitação.

 

Dessa forma, seus pontos serão inseridos automaticamente na sua conta e você pode conferi-los no extrato do programa Tudo Azul com o seu login e senha.

 

Você tem até seis meses após a data de partida da viagem para fazer essa solicitação, e no caso de dúvidas, você também pode entrar em contato com a Central de Atendimento das companhias aéreas.

 

Viu como é fácil cadastrar seus pontos? Fique atento aos prazos e não perca nenhuma milha!

 


Publicado em 10 de junho de 2019 em Blog