O uso de cartões de crédito aumenta frequentemente, e para incentivar ainda mais pessoas a utilizarem este serviço, as operadoras financeiras criam programas de relacionamento, onde os usuários possam ser recompensados por suas compras.
Este programa normalmente funciona através de pontos acumulados. A cada compra que o cliente faz no cartão de crédito, a quantidade de pontos específicos sobre aquele valor são contabilizados no seu programa.
É sempre bom ficar atento sobre as vantagens da troca dos pontos por algum serviço ou produto, e comparar se está sendo mesmo vantajoso. Alguns programas exigem um cadastro feito via telefone ou site do programa de relacionamento, outros já cadastram o cliente automaticamente e você pode estar acumulando pontos sem saber.
Confira abaixo alguns programas relacionados aos bancos para entender como funciona:
Caixa Econômica Federal
A CAIXA é parceria do programa de relacionamento Multiplus, que traz uma grande vantagem, pois além do cliente acumular pontos com o uso do cartão de crédito, também pode acumular pontos com compras de produtos e serviços nas lojas parcerias.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil é parceiro do programa Dotz. Essa parceria também permite que o cliente acumule pontos no cartão e nas compras com parceiros.
Santander
No Santander o cliente tem a vantagem de ter um programa de relacionamento que facilita a troca por milhas, por exigir uma quantidade mínima de pontos para transferir para o programa Smiles, da Gol. Porém, em comparação com outros programas, o acúmulo de pontos é um pouco dificultado por ter o cálculo feito em dólares.
Itaú e Bradesco
Estes dois bancos estão na liderança com as facilidades e na relação de gastos necessários/pontos adquiridos.
O mais importante é analisar todas as vantagens de um cartão de crédito de modo geral: pontuações no cartão, acúmulo de pontos no programa de relacionamentos, taxas e outros derivados. Assim, você pode encontrar o melhor cartão de acordo com o seu perfil.